Projetos

 :: 04/2011 - Visita Técnica ao Complexo Mineroquímico – Vale Fertilizantes - CAJATI-SP

       No último sábado, 14 de maio, os alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do ESA – Instituto Educacional Ltda, realizaram uma visita técnica no Complexo Mineroquímico de Cajati. Na ocasião foram observados os procedimentos de segurança, desde o processo de lavra na mina à produção.
       A visita foi acompanhada pelo professor e técnico em segurança do trabalho da Vale Fertilizantes, Severino Farias Filho e pelo professor Jair de Pontes, coordenador do Ensino Profissionalizantes do ESA.
      Segundo o professor Severino, “o que parecia apenas uma visita técnica, passou a ser uma demonstração de procedimentos e equipamentos de segurança da empresa”.
      Além da demonstração dos EPI´s – Equipamentos de Proteção Individual e dos EPC´s – Equipamentos de Proteção Coletiva, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o simulador de resgate em ambiente confinado, utilizado pela equipe de segurança em situações de emergência.
      Após a visita à Vale Fertilizantes, os alunos se dirigiram à FOSBRASIL S/A, onde acompanhados pelo professor e Supervisor de Manutenção, Joacir Rossi, puderam conhecer o processo de produção de ácido fosfórico purificado, realizado pela empresa na planta de Cajati e ainda tiveram a oportunidade de observar vários aspectos relacionados à segurança do trabalho, em várias áreas da empresa: produção, laboratório e tratamento de efluentes.
      A visita foi relevante para formação dos alunos, pois permite realizar uma ponte de ligação entre os conhecimentos teóricos, estudados em sala de aula à vivência prática cotidiana observada na empresa, fortalecendo a prática docente e favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Por Jair de Pontes - Coordenador do Ensino Profissionalizante

Clique na foto para ampliar.


« voltar